A serra Algarvia

Apesar de não ser muito alta em relação ao nível do mar, a serra é cortada em vários locais por pequenos rios e ribeiros, tornando-a bastante acidentada e com paisagens dignas de um cenário paradisíaco.

Com uma vegetação variada e abundante, encontramos diferentes espécies conforme vamos percorrendo os caminhos íngremes da Serra Algarvia. Desde Sobreiros, Medronheiros, Amendoeiras, e Alfarrobeiras não esquecendo o Alecrim, a Esteva e o Tomilho, que enchem de aromas o ar puro da serra.

Na fauna destacamos espécies que hoje em dia não se conseguem ver facilmente como a lontra, o lince ibérico, o javali e o bufo real.

Povoada desde o neolítico, exibe ainda as marcas da passagem de vários povos por ela como Antas, restos de povoações, Castelos, Azenhas, levadas e moinhos de vento ou fornos.

As suas gentes, honestas e trabalhadoras, desde cedo encontraram formas de retirar da terra os produtos que precisavam para o seu dia a dia. Produtos esses que hoje são difíceis de encontrar na sua forma autêntica e que são um deleite para quem os prova. Mel, queijos, infusões, doces, e bebidas únicas como o Medronho, estão à sua espera!

Também atividades tradicionais como a tiragem da cortiça, recolha do mel e a cestaria ainda hoje se praticam, sendo poucos aqueles que têm a oportunidade de o ver ao vivo.

É este o Algarve que lhe queremos mostrar! O autêntico!

Galeria